Skip to main content

5 dicas para contornar o medo de falar em público

Mãos suadas, voz trêmula, vontade de sair correndo, rosto com a sensação de estar queimando. Se você tem medo de falar em público, certamente vai se reconhecer nessa situação. E não pense que acontece só por aí: há pessoas experientes em apresentações que seguem experimentando o frio na barriga.

Se você precisa fazer uma apresentação ou discurso importante, não se desespere! Felizmente existem alguns recursos que você pode utilizar para deixar a tarefa mais fácil. Bateu a curiosidade? Siga lendo nosso artigo e descubra 5 dicas para contornar o medo de falar em público!

1. Encare a apresentação como uma oportunidade

O primeiro passo é se forçar a pensar naquela apresentação como uma excelente oportunidade, e não como um fardo ou um pesadelo. Isso pode parecer bobo, mas o esforço consciente quebra seu pensamento natural que entende falar em público como ameaça. A consequência? Todo nosso corpo se acalma.

Vamos combinar que nossa postura diante de qualquer situação muda tudo, não é? Então, nada de ficar reforçando o quanto a tarefa é sofrida para você. Internalize, aos poucos, quais benefícios aquela apresentação vai te trazer, quantas portas vai abrir. E lembre-se: cada discurso em público tende a deixar o próximo menos difícil.

2. Invista em slides de boa qualidade

Ter um material de impacto para apresentar é essencial para te passar mais segurança e confiança na hora de falar em público. Slides atraentes e bem organizados e outros bons recursos, como vídeos, já são meio caminho andado para uma apresentação de sucesso.

Quando você não está 100% feliz com o material que montou, vai ser muito difícil relaxar para se concentrar no que precisa falar. Além disso, a reação do público — em geral, tédio diante de um PowerPoint de baixa qualidade — vai te intimidar. Nós, da Power, podemos te ajudar nessa parte, montando apresentações e vídeos atraentes para te tranquilizar!

3. Faça um roteiro de fala (e treine!)

Uma excelente forma de contornar o medo de se apresentar em público é fazer um roteiro de fala e treiná-lo bastante. Vale colocar até mesmo a ordem das coisas mais óbvias em tópicos para não se perder no nervosismo, como: “dizer quem eu sou e quando iniciei minha trajetória”, “agradecer tais pessoas”.

Você pode, inclusive, utilizar um cronômetro para saber quanto tempo aquela apresentação vai durar descontando as interrupções. Depois de ajustar esse roteirinho, é só levar impresso para o dia da apresentação. Sempre que a dúvida chegar, corra os olhos pelo papel para se lembrar do que dizer — mas nada de ficar lendo! Essa estratégia também te ajuda a não surtar caso a tecnologia te deixe na mão.

4. Respire fundo e devagar

O medo altera a forma como respiramos. Assim, ficamos sem fôlego mais facilmente, a voz oscila e passamos uma imagem de descontrole. Respire devagar e fundo antes de começar sua apresentação, puxando o ar pelas narinas e soltando lentamente pela boca.

Dessa maneira, o cérebro recebe mais oxigênio e você consegue pensar melhor, se concentrar. Quando começar a falar, vai transmitir muito mais confiança. Cuidado para não esquecer esse controle de respiração no meio da apresentação, ok?

5. Tenha uma garrafinha de água sempre à mão

Esse é um truque certeiro! Às vezes, em apresentações, pode acontecer o famoso “branco” e você perder por alguns segundos o que estava falando. É aí que entra a garrafinha de água. Despretensiosamente, tome um gole. Esse curto tempo é suficiente para recuperar o ritmo e ninguém vai perceber o motivo.

Além disso, hidratar as pregas vocais faz com que sua voz fique mais agradável e menos propensa às falhas, especialmente para quem é fumante. Ah! O café tem efeito inverso, podendo irritar a região. Então, nada de ficar bebendo aquela xícara quentinha durante suas apresentações.

Que tal nossas 5 dicas para contornar o medo de falar em público? Aos poucos, e adotando essas ações, fazer apresentações vai ser bem mais natural e menos doloroso. A prática leva à perfeição!

Para continuar conferindo conteúdos como esse aqui, não deixe de seguir a Power nas redes sociais. Avisamos sempre por lá quando sai artigo novo! Acompanhe a gente pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.