Skip to main content

Qualquer pessoa faz um bom PowerPoint?

Fala a verdade: você já passou pelo constrangimento de se deparar com um PowerPoint de má qualidade e perceber que quem fez estava esbanjando segurança pelo trabalho? No universo corporativo, muita gente ainda acha que é só abrir o computador, fazer alguns slides e está tudo certo. Às vezes, é preciso reconhecer que você não tem a competência necessária para realizar determinada tarefa e tudo bem, ninguém precisa dominar tudo.

Produzir apresentações sem conhecimento e as técnicas certas pode ser um grande tiro no pé. Há quem queira economizar e fazer slides de qualquer jeito, e no final tem muito menos retorno de negócios do que teria se tivesse investido no trabalho de profissionais. Mais do que isso: um material duvidoso pode arranhar a imagem de uma empresa de forma irreversível.

São muitos os aspetos decisivos para uma boa apresentação e que escapam aos leigos que se aventuram. Por exemplo:

Cores

Cada cor tem um significado e elas precisam ser utilizadas de maneira estratégica nas apresentações. O que funciona para os slides de uma companhia farmacêutica, por exemplo, em que azul e verde são cores bem-vindas, não funciona bem para o ramo dos alimentos, que tem preferência por amarelo e vermelho, pois despertam fome.

Além disso, a maneira como as cores são combinadas pode deixar sua apresentação agradável ou completamente desagradável esteticamente. E isso compromete a interlocução. Apostamos que você já teve que fazer muito esforço para ler um texto que estava em um fundo sem contraste e a experiência foi desagradável.

Quantidade de elementos

Mais um aspecto que não é apenas questão de bom gosto que qualquer pessoa dominaria. Apresentações não podem nem ter excesso de elementos, o que gera um tremendo estresse visual e compromete a experiência do público, nem escassez, o que dá a impressão de desleixo e falta de comprometimento.

Profissionais estudam vários e vários anos para chegar a esse equilíbrio. Por isso, são os mais indicados para realizarem essa tarefa. A questão vai além de estar bonito ou não, já que há pessoas amadoras que fazem peças superficialmente legais. Mas há estratégia? A apresentação cumpre seu propósito? Que efeitos pode causar no público? Tudo isso deve ser levado em conta.

Organização das informações

Aqui está uma perigosa casca de banana para quem faz apresentações de maneira amadora. Como já mencionamos, às vezes alguém consegue se sair bem e criar um slide bonito, com combinações de cores interessantes. Mas se não há critério para a organização das informações, de nada adianta.

Há um fluxo de experiência do público que quem faz apresentações profissionais considera. O olhar corre naturalmente de qual para qual direção? Qual o espaço mais privilegiado de um slide e que deve ser povoado com as informações mais relevantes? Qual a quantidade de texto recomendada? E o tamanho da fonte? Como organizar os dados? Qual ordem dos assuntos é mais eficaz? Acredite, tudo isso contribui para o sucesso ou fracasso de uma apresentação.

Por todos esses motivos, você tem duas opções:

1) Contratar uma empresa especializada em fazer apresentações: assim, você vai poder ter a tranquilidade de saber que sua apresentação terá o melhor resultado possível. É dizer o que você quer, fornecer as informações necessárias e pronto! Lembrando que nós, da Power, somos especialistas em desenvolver apresentações de alto impacto.

2) Investir em capacitação para fazer boas apresentações: se você não abre mão de produzir seu próprio material, capacite-se para isso. Nós realizamos periodicamente o Workshop Power PPT para te contar os segredos das apresentações de sucesso. É só se inscrever!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim, e reforçamos que estamos à disposição para o que você precisar! Nosso trabalho é oferecer competência técnica e estratégica para que sua empresa tenha a apresentação que merece.

Quer contar alguma experiência que já teve com slides frustrantes? Alguma dica para compartilhar? Use nosso espaço de comentários!