Skip to main content

Os 7 pecados capitais das apresentações

Quem nunca pecou ao fazer uma apresentação que atire a primeira pedra. É comum que, por falta de conhecimento, você acabe cometendo alguns erros. A má notícia é que eles parecem inofensivos mas infelizmente comprometem, e muito, a sua performance em público.

Bom, você sabe que pode contar com a gente, da Power, para desenvolver suas apresentações profissionais, certo? Mas neste artigo, vamos te contar quais são os 7 pecados capitais nas apresentações, aqueles que impedem seus slides de alcançarem o sucesso e te deixam a léguas de distância de cumprir seus objetivos. Vamos lá?

 

1. A Gula

Começamos nossa lista dos 7 pecados capitais das apresentações com a gula, que pode ser associada ao péssimo hábito que as pessoas têm de colocar muitas informações em um só slide. Muitas cores, muitas fontes diferentes, muito texto, muito efeito: tudo passa dos limites.

É um pecado grave, já que o público vai se deparar com o excesso e desviar facilmente a atenção, além de se estressar visualmente. Opte por informações diretas e bem organizadas. Use recursos mais elaborados, como animações, em pontos estratégicos e buscando o equilíbrio.

 

2. A Avareza

A avareza é o apego excessivo aos bens materiais, e no popular muitas vezes é entendida como a característica de uma pessoa “pão-dura”. Pois bem: é possível pecar em uma apresentação fazendo economias que não se justificam e só trazem prejuízos.

Se você não sabe fazer uma boa apresentação e não contrata uma empresa especializada para salvar uma grana, o resultado pode ser desastroso. Bons slides e vídeos são investimentos, pois retornam não só em imagem e valor agregado como têm mais poder de persuasão.

 

3. A Luxúria

Uma das missões de uma boa apresentação é conquistar, mas da forma correta. A sedução de um bom slide deve se concentrar na qualidade dele, e não na necessidade de agradar a todo custo o público, “dobrar” interlocutores com elogios baratos ou abordagens que podem até ser desrespeitosas.

O “flerte” deve ser estritamente profissional: quando dizemos que uma apresentação precisa gerar desejo, nos referimos ao desejo de que o interlocutor adquira um produto ou serviço.

 

4. A Ira

Esse pecado é associado à raiva e ao descontrole das emoções e, nas apresentações, remete à falta de cuidado com o tom de voz. Falar muito alto pode passar uma mensagem agressiva para quem ouve: é desagradável para o público e te impede de conquistar suas metas profissionais.

A dica é o meio do caminho: nem falar baixo demais, de forma que ninguém te escute e você transpareça sua timidez, nem gritando.

 

5. A Inveja

É muito comum que alguém goste de uma apresentação que viu e pense: “quero a minha igual!”. Esse é um pecado ardiloso, pois cada apresentação é única e deve ser elaborada pensando em objetivos específicos, no público, em que mensagem quem apresenta quer passar.

Não adianta você transportar o modelo de uma apresentação da área da engenharia (mais conservadora, sóbria) para um negócio de comunicação (que precisa inspirar criatividade), por exemplo.

 

6. A Preguiça

A preguiça é um dos 7 pecados capitais das apresentações e se opõe diretamente à gula. Explicamos: enquanto na gula há excesso de elementos e informações nos slides e em outros recursos, como vídeos, na preguiça há falta de tudo isso.

E não estamos dizendo de uma proposta minimalista, mas sim de uma apresentação que avisa ao mundo que foi feita no dia anterior e sem muito capricho. Gravíssimo!

 

7. A Vaidade

A vaidade é o pecado de quem tem certeza de que sabe fazer uma excelente apresentação e nunca aceita críticas e sugestões. Uma boa dose de autoconfiança é fundamental no mundo dos negócios, mas uma postura muito orgulhosa impede você de descobrir e atuar nas próprias limitações.

Muitas vezes sua oratória é perfeita, mas a habilidade de fazer slides, questionável. Nesse caso, faça o que você faz de melhor e, o restante, deixa com a Power!

E então, gostou do nosso artigo com os 7 pecados capitais das apresentações? Esperamos que sim, e que você passe a evitar qualquer um deles — afinal, é para o bem da sua empresa e da sua imagem!

Quer nossa ajuda para desenvolver apresentações de alto impacto? Estamos à disposição para fazer suas ideias tomarem forma. Entre em contato com a gente!